

ANDRAGOGIA
O ensino de adultos, denominado Andragogia, tem princípios e diretrizes diferentes da Pedagogia, o ensino de crianças, e são eles:
- O adulto gosta de ter sua experiência reconhecida. Ele traz para os cursos mais expectativas e visão objetiva de aplicação do curso.
- O adulto tem maior capacidade de aprender com exemplos e com trocas de experiências. A apresentação de “cases” traz maiores possibilidades de fixar conhecimentos.
- Muitas vezes, o adulto, distante há muitos anos dos bancos escolares e das práticas de aprendizado teórico, deve ser chamado a participar do processo de construção do aprendizado.
- O adulto é mais refratário a críticas e não aceita que suas fraquezas sejam expostas a seus pares.
- O adulto chega no curso muitas vezes absorvido por problemas pessoais, financeiros, inclusive o medo de perder o emprego se não se sair bem no curso, ou de não conseguir determinada promoção.
Em função disso procuramos montar cursos dinâmicos, participativos, em que o processo de aprendizado, de construção do conhecimento, seja percebido pelo colaborador. Ele aquire a capacidade de se tornar também um multiplicador do conhecimento e da visão de negócio da empresa.
Os cursos também buscam a integração dos participantes e a valorização de seu conhecimento e conceitos prévios. As apostilas utilizadas são de auto preenchimento, desta forma o aluno também imprime sua marca pessoal ao material didático, e não apenas acompanha de forma passiva.
Devemos levar em conta que muitas vezes o treinamento não é um hábito dos adultos, que solidificam conceitos e práticas empíricas, que devem ser comparadas e substituidas por práticas mais adequadas ao foco das empresas e condomínios.